quinta-feira, 3 de maio de 2012

A importância dos animais na vida dos idosos



Necessidade de afeto

Estudo realizado por Luciana Teixeira Guimarães, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mostra os benefícios propiciados pela terapia assistida com animais em idosos com diagnóstico de processo de demência tipo Alzheimer.
A revelação é que os idosos, sobretudo quando internados, sentem uma enorme necessidade de receber demonstrações de afeto, como o toque, atenção e carinho, o que muitas vezes acaba não ocorrendo, pois estão afastados do convívio social.
De acordo com Luciana, a terapia com animais enfatiza bastante o tato e o contato, além de exercitar habilidades cognitivas como a memória afetiva, ou seja, aquela despertada por algum fato que traz lembranças com certa ligação afetiva.

Autoconfiança e autoestima

A coleta de dados ocorreu por meio de observações durante o tratamento em atividade assistida do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa) – Projeto Cão do Idoso, realizado na Associação Beneficente A Mão Branca de Amparo aos Idosos, em São Paulo.
O método aponta diversos benefícios aos pacientes, tais como: diminuição da pressão sanguínea e frequência cardíaca, do uso de calmante e antidepressivo; melhora do sistema imunológico; estímulo da interação social; melhora da capacidade motora; diminuição da quantidade de medicamentos utilizados e melhoria da autoconfiança e autoestima.

Terapia com animais

Segundo Luciana, o projeto recebe o acompanhamento de profissionais de diversas áreas. Veterinários, psicólogos e assistentes sociais são alguns especialistas envolvidos..
Os cachorros estão sempre muito limpos e com exames que comprovam sua saúde. São escolhidos levando-se em conta as necessidades dos assistidos, uma avaliação de comportamento, para impedir situações desagradáveis, como mordidas, latidos inadequados, brigas com outros cães, inquietude, ou mesmo a falta de interesse na interação.
“Na relação com o cachorro permeiam-se sensações, emoções, palavras, imagens e posturas. O animal passa a ser um caminho pelo qual o idoso pode expressar de forma corporal e simbólica com suas lembranças, seus sentimentos, pensamentos e conceitos. Recordar vivências é o caminho da re-significação da história pessoal presente. Caso estas senhoras tivessem suas comunicações invalidadas, consideradas sem sentido, avaliadas em falsas memórias, a sua verbalização diminuiria, o que poderia acarretar no avanço da situação de Alzheimer”, finaliza Teixeira.
A pesquisa foi orientada pela professora Regina Célia Gorodscy, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e coorientada pela docente Ruth Lopes, coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia, da PUC-SP.

RELAÇÃO IDOSOS X ANIMAIS

- alívio para situação tensa;
- disponibilidade ininterrupta de afeto;
- faz a pessoa rir;
- representa companhia constante;
- dá amizade incondicional;
- proporciona contato físico;
- dá protecção e segurança;
- a presença do animal faz a pessoa ter o que fazer.

Fonte: Pet & Amigos

6 comentários:

  1. Adorei o Post!
    Realmente, os idosos e os cães se dão muito bem e tem uma ligação maior entre eles. Que bom saber que essa relação ajuda em tratamentos de doenças..

    Muito bom viu (:


    Beijos & Lambeijos do Totózinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, os idosos se dão muito bem com os animais, meu vô por exemplo, ama ficar com a minha gatinha Gaby e com a Sammy!

      Beijos & Lambeijos Da Sammy!

      Excluir
  2. Pois gente não só na vida dos idosos né?bjs

    ResponderExcluir
  3. Já curti tua página,bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucas, também já curti a sua! :)

      Beijos & Lambeijos Da Sammy!

      Excluir

AUbrigada por comentar! Mas lembre-se: os comentários passam por moderação,são lidos e depois publicados. Não serão aceitos comentários que contenham:

- Contenham Pedidos de parceria (para isso vá até a página parceiros);
- Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras).
- Contenham links de qualquer espécie.
- Contenham mixuguês.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...