domingo, 20 de maio de 2012

Como escolher a coleira ideal?


tipos de coleiras 1024x683 Tipos de coleiras e guias: como escolher o certo para cada ocasião?
Por Equipe Cão Cidadão

Na hora de aquirir uma coleira, não devemos comprá-la somente por causa de sua aparência. É imprescindível verificar a qualidade do material e da fivela – que devem ser bem resistentes para que não arrebentem. A forma de regular o tamanho da coleira também merece uma atenção especial, para que não fique nem apertada nem muito larga. É muito importante colocar também uma plaquinha de identificação com os telefones de contato do proprietário, para o caso de o animal se perder. O ideal é que a coleira esteja sempre no pescoço de seu cão, independente de ser a hora do passeio ou não.
A coleira pode ser colocada no cachorro desde filhote. Hoje no mercado existem vários tipos de coleira e guias: as couro, as de náilon... Mas qual é a ideal para meu cachorro? Existem vários modelos, tamanhos, cores... Mas o mais importante é que sejam confortáveis e seguras, tanto para o cão, quanto para o proprietário.
Enforcadores são coleiras-guias bem úteis no adestramento, mas que devem ser utilizadas com cuidado. Não deixe-a no pescoço do animal o tempo todo, pois ele pode se machucar caso se enrosque em algum lugar. Por isso, tenha muito cuidado! O enforcador tem a função de causar um desconforto no animal sempre que ele puxar demais a guia e é ideal para passeios e treinos.
A coleira Peitoral é uma boa opção para os cães de pequeno porte. Ela estimula o cão a puxar a guia.
Já a coleira Gentle Leader pode ser utilizada para ajudar que o animal não puxe a guia. Ela parece um cabresto de cavalo, e tem uma tira envolve a cabeça e outra o focinho. Atenção: a Gentle Leader não é uma focinheira e nem tem a mesma função! O uso dessa coleira torna mais fácil sua condução sem machucar ou enforcar o animal, e ainda permite que a cão beba água. Assim como o Enforcador, ela também só deve ser utilizada com a supervisão do proprietário.
Mas qual a diferença entre coleira e guia mesmo? A guia é a parte do equipamento que fica "plugada" na coleira e vai até a sua mão. Já a coleira é a parte que está no pescoço do animal. Assim como as coleiras, existe inúmeros tipos de guias no mercado pet.
A guia ideal é aquela que aguenta um bom tranco – principalmente para os cães de grande porte ou que puxam muito durante o passeio. Ela deve ter uma boa costura, uma alça reforçada e o principal: um mosquetão de qualidade. Mosquetão é a parte do acessório que fica na extremidade da guia e que permite prende-la a coleira.
As guias devem ser leves e silenciosas, pois seu cachorro deve obedecer você e não a guia. Escolha bem os acessórios para oferecer ao seu melhor amigo um passeio com mais conforto e segurança.

Texto: Karina Pongrácz (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

6 comentários:

  1. Olá amiguinhos queridos...
    Obrigada por passarem em meu bloguinho, amo meus amiguinhos sempre por perto.

    Já respondemos pra voces no post anterior sobre as mentirinhas, espero que a gente tenha ido bem,
    depois nos avise como fomos, ok?
    tenham uma ótima semana e fiquem com o Papai do Céu.
    aus 1000 e beijos 1000 das amigas...

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por vocês participarem, adoro brincar!
    Mas se você acertou ou não ainda não posso falar nada.. :p

    Beijos & Lambeijos Da Sammy!

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de informação é sempre bacana!!bjs

    ResponderExcluir
  4. É mesmo, é sempre bacana. :)


    Beijos & Lambeijos Da Sammy!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom né? Essas dicas são sempre boas!
    Lambeijos do Nerinho =)

    ResponderExcluir

AUbrigada por comentar! Mas lembre-se: os comentários passam por moderação,são lidos e depois publicados. Não serão aceitos comentários que contenham:

- Contenham Pedidos de parceria (para isso vá até a página parceiros);
- Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras).
- Contenham links de qualquer espécie.
- Contenham mixuguês.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...