sexta-feira, 20 de abril de 2012

Xixi e cocô no lugar certo!



É preciso ter paciência pra ensinar seu cãozinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Mas não se preocupe, ele aprende relativamente rápido, só depende do seu método de ensino.

Pode ser que você pense que seu cão já aprendeu, mas um belo dia ele erra o local. Acontece. Não desanime nem se desespere. Essas ondas fazem parte do processo de aprendizado e não vai demorar para que ele acerte 100% das vezes.


Como ensinar a fazer no lugar certo? Vamos lá!

Nas primeiras semanas, seu cachorrinho não deve ficar solto pela casa toda. Tanto por causa das necessidades quanto por causa da segurança mesmo. Ele é um bebê. Imagine-o como uma criança, que precisa brincar em um local determinado e não pode ficar solta por todo o apartamento.

Agora que você já delimitou o local (área da cozinha, varanda, etc), forre TODO o chão com jornal, sem deixar frestas. Ele tem que ter espaço para fazer as necessidades, além de brincar e dormir. Lembre-se de limpar SEMPRE o jornal, porque ele tem que sentir que as necessidades estão sendo absorvidas.

Deixe-o aí por uma semana (NÃO TIRE, nem com supervisão). Brinque bastante com ele nesse espaço e se ele fizer, estará fazendo no lugar certo. Elogie sempre que o vir fazendo no jornal. Faça festa, incentive.

Na segunda semana, tire uma parte do jornal (onde ele escolheu para dormir) e troque por uma cama (ou paninho), tire o jornal de onde ele come, deixando apenas as tigelinhas. Continue com todo o resto forrado com o jornal.

Vá reduzindo TODO DIA UM POUQUINHO o resto do jornal. Se ele fizer no lugar certo, agrade-o. Se ele fizer no lugar errado, volte o treinamento em um dia. Mantenha ele nesse espaço na segunda semana também. Brinque com ele aí, leve as pessoas para vê-lo nesse espaço. Não se esqueça de deixar os brinquedos para ele.

Na terceira semana, espere que ele coma, faça as necessidades e só aí deixe-o sair. Se ele começar a rodar cheirando o chão, ou a cada duas horas (o que vier antes), leve-o para o espaço com jornal. Só deixe-o sair depois de ter feito as necessidades, mesmo que pareça que ele perdeu a vontade.

Se ele começar a fazer no lugar errado, diga NÃO, pegue-o e leve-o para o espaço. Ele vai fazendo no caminho mesmo, porque ele não tem controle total sobre as necessidades. Se ele terminar no jornal, mesmo que seja uma gotinha, elogie-o como se tivesse acertado. Se não, deixe-o preso até que faça as necessidades no jornal. Não brinque exaustivamente com ele... muitos cães, para não atrapalhar a brincadeira, seguram as necessidades até não aguentar mais e fazem onde estão mesmo. Por isso, brinque bastante, mas não se esqueça de parar de vez em quando e prendê-lo (é igual a criança, é você que tem que lembrá-la que ELA está com vontade de ir ao banheiro).

Também deixe-o preso quando não puder ficar olhando.

Dentro de pouco tempo você vai perceber que ele começa a procurar o jornal sozinho. Elogie MUITO toda vez que ele acertar.

Aconselho: em uma folha de jornal, pingar 5 gotas de adestrador sanitário no jornal, ele auxilia no adestramento do cão para fazer suas necessidades em local apropriado pré-determinado por seu dono, protegendo assim os outros locais da casa.  


Destruir o jornal


O barulho do jornal sendo rasgado é tentador para um filhotinho e é muito comum que ele queira se divertir picotando o jornal todo com as unhas e os dentes.

Para acabar com esse hábito, borrife um pouco de água no jornal e deixe-o úmido. Dessa forma, ele não vai fazer barulho quando for rasgado e seu bichinho não vai ficar tentado a destruí-lo. 

Para não deixar os papéis soltos, prenda com uma fita adesiva no chão sempre que for trocar.

 Fonte: Tudo sobre Cachorros
             Pet Center Marginal

9 comentários:

  1. Oi Jujuh!
    Adorei as dicas! Fiz mais ou menos assim com o Totózinho quando ele chegou, e hoje, ele sabe exatamente onde fazer seu pipi..
    Mas as vezes ele fica rebelde, principalmente quando tem visitas, e faz xixi no local errado..
    Mas isso acredito que seja de birra mesmo pra chamar atenção porque em outro momentos ele faz certinho heheh

    Beijos & Lambeijos do Totózinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia!
      A Sammy já acerta xixi a maior parte das vezes, mas cocô tá meio difícil. Eu passo, passo e passo removedor de odores no lugar que ela costuma fazer e mesmo assim faz lá! Esses nenéns são muito sapecas viu. Acho estranho que ela costuma fazer xixi só nos cantinhos do tapete higiênico.
      Beijos e lambeijos da Sammy.

      Excluir
  2. Olha só, minha madrinha me disse que se você fazer uma solução de água e bicarbonato de sódio e passar no local ele remove o cheiro por completo e o cão não faz xixi nem cocô no lugar em que você não quer. Eu não sei se isso não é perigoso para eles, mas ela sempre fez, ela tem uma Maltes linda e saudável e ela usou esta tecnica com ela. Eu nunca tentei, até porque o Totó só faz no local errado em determinados momentos, como quando tem visitas, e nunca é no mesmo local, então.. Mas uma hora dessas eu vou testar!
    Estou esperando anciosa para ver novas fotinhos da Sammy viu!

    Beijos e Lambeijos do Totózinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, dei uma pesquisada sobre essa solução e achei algumas dicas legais. Caso queira ler a postagem sobre essas dicas: http://shihtzuforever.blogspot.com.br/2012/04/dicas-para-tirar-o-odor-dos-animais-da.html

      Excluir
  3. Nero tá terrível!
    Ele fazia diretinho, mas umas semanas pra cá, começou a fazer fora do lugar novamente...eu brigo, falo que não e ele acha que eu tô brincando com ele ¬¬'
    Hoje ele não fez fora, vamos ver como vai ser... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klara, sei como é..as vezes brigo com a Sammy e ela pensa que eu to brincando com ela. Boa sorte com o Nerinho!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. ola, tenho um shih tzu macho castrado de 7 anos,indo pra 8, tudo ia bem até me mudar para a casa do meu pai, agora ele não quer mais fazersuas nescecidades nem no tapetinho , nem no jormal, e quando vo leva-lo até la(pq chamando ele não vai, corre de mim) , ele faz xixi, pelo caminho, tento deixalo no tapete e fazer carinho, mais ele treme como loco..o que ele quer é fazzer xixi em too lugar, principalmente perto da porta !, ja não sei mais o que fazer . estou tentndo fzer como se ele fosse ufilhote, e o prendendo, mais ele continua fazendo perto da porta, e por todo lugar, sem estabelecer um lugar certo pra fazer xixi.
    ps: já tentei pipi pode, pipi dog, não pode,tudo que se pode comprar em casa de ração..já gastei muito dinheiro e aindaa, nada...e o interecante é que ele bão levanta a perna pra fazer xixi, mais é comom se a porta fosse marcação, ou sei la ....
    por favor me ajudaa !..brigada bruna

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Seu cãozinho precisa ser adestrado novamente, é tudo novo para ele. Primeiro, limpe todos os locais onde ele errou com eliminador de odores para ele não sentir o cheiro do xixi ali e errar denovo. Escolha um comodo pequeno e forre-o com jornal. Ele vai ser obrigado a fazer suas necessidades ali, fique de olho e quando ele fizer alguma coisa, sempre faça festa e lhe dê algum petisco, ele vai relacionar que se ele acertar ganha festa. Cada dia você vai tirarando uma folha de jornal, até chegar em uma, que será o local estabelecido para ele fazer suas necessidades. Você também pode usar aqueles adestradores sanitarios para ajudar. Espero ter ajudado. Boa sorte!

    Beijos & Lambeijos Da Sammy!

    ResponderExcluir

AUbrigada por comentar! Mas lembre-se: os comentários passam por moderação,são lidos e depois publicados. Não serão aceitos comentários que contenham:

- Contenham Pedidos de parceria (para isso vá até a página parceiros);
- Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras).
- Contenham links de qualquer espécie.
- Contenham mixuguês.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...