sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Otite canina- o que é?

Recebe o nome de otite a inflamação no conduto auditivo. A gravidade da afecção vai depender da câmara auditiva afetada, sendo mais grave quando afetar o ouvido interno.

Anatomicamente, o ouvido pode ser dividido em três partes:
  • Ouvido externo: abrange o pavilhão auricular, meato acústico externo (canal auditivo externo) e o tímpano;
  • Ouvido médio: nesta região do ouvido, são encontrados três ossículos, martelo, estribo e bigorna. Estes são interligados entre si e funcionam como meio de ligação com o ouvido interno. Nesta região também é encontrada a Trompa de Eustáquio (liga o ouvido médio a faringe);
  • Ouvido interno: é a parte mais sensível e mais especializada. Nesta região são encontrados os canais semicirculares, a cóclea  e o nervo acústico, todos, juntamente, ligados ao sistema nervoso central.
Sendo assim, a otite recebe nomes diferentes: otite externa (quando afeta o ouvido externo), otite média (quando afeta o ouvido médio) eotite interna (quando afeta o ouvido interno).
Esta enfermidade pode ser causada por diversos fatores, como:
  • Infecciosas: quando causada por bactérias, vem acompanhada de pus. Pode haver a necessidade da colheita de material para analisar e determinar qual o microrganismo para a prescrição doantibiótico correto.
  • Parasitária: causada por ácaros, como sarnas e carrapatos.
  • Fungos: semelhante à otite bacteriana, mas o agente causador é um fungo.
  • Excesso de produção de cera (seborreica): alguns cãesproduzem cera em excesso, e esta, não é eliminada, gerando uma fermentação, que produzirá um odor fétido e uma posterior inflamação.
  • Predisposição racial: cães que possuem orelhas grandes e/ ou peludas, como por exemplo, os cães da raça Cocker, Teckel e Bassete Hound, têm maior probabilidade de desenvolverem otite, pois há um abafamento na região do ouvido devido à falta de circulação de ar que favorece a multiplicação de bactérias.
Os sinais clínicos que são mais evidentes são: coçar ou esfregar o ouvido afetado no chão, balançar a cabeça e pendê-la para o lado afetado, pode haver a presença de uma secreção purulenta, indicando que a otite já está instalada e latente.
O tratamento inicia-se pela limpeza do ouvido, ato que muitas vezes, em casos de otite externa, pode resolver o problema. No entanto, quando a infecção já atingiu ouvido médio e interno, o tratamento é mais intenso, sendo necessário o uso de antibióticos, por via oral ou parenteral. Pode ser feito também o uso de produtos tópicos (pingando o produto no conduto auditivo). Nos casos crônicos, onde há uma estenose do conduto auditivo, a única alternativa é a ablação do conduto auditivo.



Fontes:
http://dogdicas.com.br/o-que-o-dono-nao-ve/otite-canina-causas-diagnostico-e-tratamento
http://tudoparaseupet.blogspot.com/2008/02/otite-em-ces.html
http://www.hospvetprincipal.pt/otites.htm
http://www.saudeanimal.com.br/artig117.htm
http://www.infoescola.com/doencas/otite-canina/


2 comentários:

  1. Nerinho teve otite, mais ainda bem que já sarou!
    Estou a um tempo também para falar sobre a otite no http://neroshihtzu.blogspot.com/ mas falta tempo! kkkk

    ResponderExcluir

AUbrigada por comentar! Mas lembre-se: os comentários passam por moderação,são lidos e depois publicados. Não serão aceitos comentários que contenham:

- Contenham Pedidos de parceria (para isso vá até a página parceiros);
- Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras).
- Contenham links de qualquer espécie.
- Contenham mixuguês.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...