quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dicas de escovação para cães de pêlo longo


*O pêlo pode ser mantido longo ou curto. Uma opção é o corte filhote, que deixa seu cão com um aspecto mais “fofinho”.



* A pelagem precisa ser escovada com frequência. Dependendo da qualidade do pêlo, podem ser necessárias escovações diárias. Alguns shih tzus não precisam mais que uma ou duas escovações por semana.


* Os banhos devem ser tomados semanalmente, pois um pêlo limpo vai embaraçar menos.


* Se nós surgirem, umedeça-os com um pouco de condicionador canino (alguns usam condicionador humano mesmo) e, com os dedos, desembarace-os cuidadosamente. Fique atento a área atrás das orelhas e o interior das pernas (axilas), pois tendem a embaraçar mais facilmente.


* Desembarace o pêlo antes do banho, pois nós molhados são bem mais difíceis de desembaraçar.


* Antes de começar a escovar, misture água com condicionador e aplique sobre o pêlo com uma garrafa de spray. Use uma escova com cerdas de metal (os de plastico deixam o pêlo estático).


* Comece a escovação de baixo para cima: primeiro a barriga, depois as pernas. Deite o cãozinho num lado, separe o pêlo em camadas e escove o dorso, então vire-o e faça o mesmo do outro lado. Por último penteie o rosto, a cabeça e a cauda. Parta o pêlo no meio com a ponta de um pente ou agulha de croché. Então passe um pente fino para assegurar que não há nós.


* O pelo do shih tzu cai muito pouco. Apenas numa idade entre os 7 e os 14 meses é que o pelo cai bastante.  É nessa idade que o cachorro perde a pelagem de filhote e adquire a de adulto (que é mais fácil de cuidar... ainda bem!). Ai você vai ter que escovar, escovar e escovar! Mas calma, isso dura apenas algumas semanas. De qualquer forma, é sempre bom telefonar para o veterinário e comentar o fato de que o pelo está caindo muito. Pode ser apenas a troca de pelos, como também pode ser algo mais grave. Precaução nunca é demais!


Abaixo seguem instruções de como fazer aquele penteado característico do Shih Tzu:

a. O pêlo deve estar totalmente seco. Com um pente de cabo fino, parta o pêlo desde o canto exterior dos olhos . 
b. Prenda a mecha a alguns centímetros acima da cabeça. Agora vem o segredo: vendo a mecha de cima, pegue alguns poucos fios bem do meio e puxe-os pra cima. Isso é que faz a mecha entre os olhos ficar fofinha. Você também pode pegar um pente de cabo fino e puxar a mecha pra frente pra ficar mais fofo. 
c. Agora, separe uma mecha atrás da que você acabou de fazer e faça a mesma coisa. Use uma liga de borracha para prender a mecha. Agora você vai amarrar a mecha de trás na mecha da frente, novamente usando uma liga de borracha. Coloque uma terceira liga de borracha um pouco acima das demais, para dar mais firmeza.
d. Separe o pêlo em mechas pequenas e faça baby liss em cada uma delas. Penteie cuidadosamente para formar aquele semi-círculo característico. 
e. Para finalizar, aplique spray fixador, tomando muito cuidado com os olhos do cachorro. 


Separei videos ótimos sobre dicas de escovação. O cão que aparece no vídeo não é um Shih Tzu, é um Lhasa Apso, porém vale para todos nossos peludos!







Fontes : Canal do RonanMoraes
             Blog do Nero

4 comentários:

  1. OI,
    Olha, sei que é uma pequena parte do texto, mas quando pegar alguma coisa do Blog do Nerinho, nos dê os devidos créditos ok?

    Mil Lambeijos!

    ResponderExcluir
  2. Klara,
    Mil perdões, esse é o meu primeiro blog, e eu ainda não peguei "o jeito da coisa" kk, estou meia atrapalhada.Mas já coloquei os créditos do Nerinho no post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, mas isso é bom pra você mesma(o) (por falar nisso, qual seu nome? kkkk) tem gente que não gosta e isso acaba dando o maior rolo! kkk

      Excluir

AUbrigada por comentar! Mas lembre-se: os comentários passam por moderação,são lidos e depois publicados. Não serão aceitos comentários que contenham:

- Contenham Pedidos de parceria (para isso vá até a página parceiros);
- Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras).
- Contenham links de qualquer espécie.
- Contenham mixuguês.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...