segunda-feira, 19 de março de 2012

Os animais e o chocolate

Você talvez já tenha ouvido falar que o chocolate mata cachorros. Isso faz sentido? Se eu posso comer chocolate, por que meu cachorro não pode?
Os cachorros e as pessoas são diferentes em várias coisas. Por exemplo, os cachorros podem correr na neve o dia inteiro descalços e isso não lhes traz nenhum problema. As pessoas, por outro lado, podem correr descalças na neve por 30 segundos antes de o pé começar a doer. E há várias outras diferenças.
O chocolate é muito popular como guloseima para os animais. A maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos cães também. No entanto o chocolate não deve ser dado a animais. O chocolate contem um alcalóide chamado Teobromina. Este é um produto  que sendo  usado como um diurético , estimulante do coração ou como vasodilatador,   pode ser venenoso em  excesso. Certamente o cão teria que comer uma quantidade enorme do chocolate para ficar intoxicado, perguntam muitos donos?  Não necessariamente. 
As doses tóxicos são indicadas  em cerca de  100 mg/kg sendo fatais perto das  200 mg/kg. A quantidade de teobromina no chocolate depende do tipo de chocolate. O chocolate de culinária  e o chocolate preto amargo  contêm entre 15-20 mg/grama  visto que o chocolate de leite popular contem somente aproximadamente 1,5 mg/grama. Assim um Pinscher  pequeno que pesa somente 2a 4  quilos  teria que comer uma quantidade ínfima de chocolate  para evidenciar  potenciais  sinais de envenenamento. Mesmo um cão com  o tamanho de um Labrador  poderia morrer se comesse 200 gramas de   chocolate de culinária . No outro extremo da escala encontra-se o chocolate branco que é menos tóxico.

Quais  são os sinais de envenenamento por chocolate? 
Dependendo da quantidade comida realmente e do estado  de saúde do cão, às vezes nenhum sinal é aparente e o cão será encontrado com uma falha cardíaca. Isto é  provável de acontecer   em cães mais velhos com problemas cardiacos. Os sinais habituais  são :
  • Excitação e nervosismo
  • Vómitos e diarreia
  • Beber muita água
  • Espasmo 
O que  fazer? 
Se  tiver alguma suspeita que seu cão comeu uma quantidade excessiva do chocolate, contacte o seu médico veterinário sem demora . Como logo os sinais ocorrem? Outra vez, depende em cima da quantidade de teobromina ingerida   . Um dos problemas com envenenamento por  chocolate é que os sinais demoram a surgir  frequentemente por mais de 12 horas. Um outro problema é que a teobromina uma vez absorvida pode às vezes permanecer  activa  no corpo por sobre 24 horas antes de ser eliminada. A  morte na sequência de ingestão de doses fatais de doses fatais ocorre tipicamente aproximadamente 24 horas mais tarde.
 Mesmo sem mostrar nenhuns sinais é essencial que o cão esteja mantido sob a observação próxima pelo   menos 24 horas para  verificação de algum sintoma anómalo. 
Os cães são os mais afectados devido a gostarem muito desta guloseima. No entanto os gatos também podem ser afectados por ingestão de chocolate.

Há chocolates desenvolvidos especialmente para os pets. Esses produtos não contêm açúcar nem teobromina. Mas atenção, não exagere na quantidade! Em excesso, esses produtos também são prejudiciais!


Aproveite e leia também: Alimentos proibidos para cães e gatos


             How Stuff Works

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUbrigada por comentar! Mas lembre-se: os comentários passam por moderação,são lidos e depois publicados. Não serão aceitos comentários que contenham:

- Contenham Pedidos de parceria (para isso vá até a página parceiros);
- Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras).
- Contenham links de qualquer espécie.
- Contenham mixuguês.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...