Por Equipe Cão Cidadão
Na hora de aquirir uma coleira, não devemos comprá-la somente por causa de sua aparência. É imprescindível verificar a qualidade do material e da fivela – que devem ser bem resistentes para que não arrebentem. A forma de regular o tamanho da coleira também merece uma atenção especial, para que não fique nem apertada nem muito larga. É muito importante colocar também uma plaquinha de identificação com os telefones de contato do proprietário, para o caso de o animal se perder. O ideal é que a coleira esteja sempre no pescoço de seu cão, independente de ser a hora do passeio ou não.
Enforcadores são coleiras-guias bem úteis no adestramento, mas que devem ser utilizadas com cuidado. Não deixe-a no pescoço do animal o tempo todo, pois ele pode se machucar caso se enrosque em algum lugar. Por isso, tenha muito cuidado! O enforcador tem a função de causar um desconforto no animal sempre que ele puxar demais a guia e é ideal para passeios e treinos.
A coleira Peitoral é uma boa opção para os cães de pequeno porte. Ela estimula o cão a puxar a guia.
Já a coleira Gentle Leader pode ser utilizada para ajudar que o animal não puxe a guia. Ela parece um cabresto de cavalo, e tem uma tira envolve a cabeça e outra o focinho. Atenção: a Gentle Leader não é uma focinheira e nem tem a mesma função! O uso dessa coleira torna mais fácil sua condução sem machucar ou enforcar o animal, e ainda permite que a cão beba água. Assim como o Enforcador, ela também só deve ser utilizada com a supervisão do proprietário.
Mas qual a diferença entre coleira e guia mesmo? A guia é a parte do equipamento que fica "plugada" na coleira e vai até a sua mão. Já a coleira é a parte que está no pescoço do animal. Assim como as coleiras, existe inúmeros tipos de guias no mercado pet.
A guia ideal é aquela que aguenta um bom tranco – principalmente para os cães de grande porte ou que puxam muito durante o passeio. Ela deve ter uma boa costura, uma alça reforçada e o principal: um mosquetão de qualidade. Mosquetão é a parte do acessório que fica na extremidade da guia e que permite prende-la a coleira.
As guias devem ser leves e silenciosas, pois seu cachorro deve obedecer você e não a guia. Escolha bem os acessórios para oferecer ao seu melhor amigo um passeio com mais conforto e segurança.
Texto: Karina Pongrácz (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte: Blog do Dr. Pet
Olá amiguinhos queridos...
ResponderExcluirObrigada por passarem em meu bloguinho, amo meus amiguinhos sempre por perto.
Já respondemos pra voces no post anterior sobre as mentirinhas, espero que a gente tenha ido bem,
depois nos avise como fomos, ok?
tenham uma ótima semana e fiquem com o Papai do Céu.
aus 1000 e beijos 1000 das amigas...
KIPPY & LILLY
Fico muito feliz por vocês participarem, adoro brincar!
ResponderExcluirMas se você acertou ou não ainda não posso falar nada.. :p
Beijos & Lambeijos Da Sammy!
Esse tipo de informação é sempre bacana!!bjs
ResponderExcluirÉ mesmo, é sempre bacana. :)
ResponderExcluirBeijos & Lambeijos Da Sammy!
Muito bom né? Essas dicas são sempre boas!
ResponderExcluirLambeijos do Nerinho =)
É mesmo, ajudam muito! :)
ExcluirBeijos & Lambeijos Da Sammy!